Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Prlinpinpin...

Pózinho daqui... Pózinho dali...

Prlinpinpin...

Pózinho daqui... Pózinho dali...

Sankt Nikolaus!

Na semana passada, quando fui buscar o Kiko ao infantário, o kiko vinha com um saquinho de doces, lá dentro tinha um livrinho de contos e uma folha...

O amiguinho Salvador, pelo que sei, é luso-alemão e a sua mãe a quando do dia de São Nicolau, fez esta surpresa; o papel é uma breve descrição de quem é São Nicolau. Ora aqui vai:

Nicolau, um nobre, costumava fazer doações anónimas em moedas de Ouro, roupa e comida ás viúvas, pobres e crianças. Ele colocava os presentes, durante a noite em saquinhos e jogava-os para dentro da chaminé de modo a que fossem encontrados pela manhâ. Desta tradição veio a fama de "amigo das crianças".

Nicolau nasceu na Ásia Menor, provavelmente na metade do século III - ano +- 250. Foi Bispo de Mira (hoje Turquia), tendo também estado na Palestina e Egipto. Esteve preso durante as preseguições do Imperador Diocleciano. Nicolau também é conhecido por Nicolau de Mira e de Bari. Esteve presente no concílio do ano 325, a sua fama de taumaturgo era tal que foi venerado como Santo ainda em vida. Morreu dia 06 de Dezembro de 326. A Igreja confirma, então, a partir dessa data, o seu dia a 6 de Dezembro.

Nos  infantários alemães o Sankt Nikolaus - um "Pai Natal" vestido de vermelho e branco mas com uma "Mitra" (Simbolo eclesiástico que os Bispos usam na cabeça), visita as crianças e costuma trazer-lhes guloseimas e bolachas. Em casa, as crianças engraxam um sapato e colocam-no à lareira. Durante a noite o Sankt Nikolaus deixa o seu "rasto" doce...

 

Obrigado à mãe do Salvador por esta "história"...