Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Prlinpinpin...

Pózinho daqui... Pózinho dali...

Prlinpinpin...

Pózinho daqui... Pózinho dali...

Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade

Desde que nasci, não fui aquilo que se considera uma criança que respirava saúde, fui crescendo e assim continuei, se bem que na realidade não se tratavam de problemas sérios, sempre tive varias coisas a chatear-me e sempre ouvi comentários do estilo: - És cá uma florzinha de estufa!

 

Quando nasci era um bebé extremamente mole que não segurava a cabeça, pouco me mexia, sentei-me tarde, andei tarde, sempre tropecei e cai muito, e tudo deixava cair das mãos e mais uma vez ouvia :  - És mesmo desastrada!

 

Desde que nasci que tenho crises de asma, tenho pele frágil, sou disléxica, tenho uma sensibilidade auditiva exacerbada, tenho também bicho carpinteiro (porque não me aguento muito tempo na mesma posição), faço nódoas-negras com muita facilidade, tenho frequentemente dores de cabeça e dores difusas pelo corpo principalmente mãos, pés e costas, tenho também tendência a formar varizes e derrames etc. etc. etc...

 

 Hoje fui com a minha mãe á consulta de reumatologia e, eis senão quando, descobrimos que a razão de tudo isto é um síndrome hereditário chamado Síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade.

 

A minha mãe sempre teve também bastantes problemas de coluna e articulações(mão, pés, coluna, ancas, joelhos etc...), forma hérnias muito facilmente, hérnias essas a que meia volta é operada, ou seja anda sempre feita num oito! E comentava  frequentemente que apesar de todos esses problemas, tinha muita elasticidade (tal como eu), pois bem, é esse mesmo excesso de elasticidade que provoca todo esses problemas!

 

 Bem na realidade isto não é nada que me mate, mas é um pouco chato, para já porque entre todas as outras chatices,  me provoca a dislexia que me chateia bastante, e depois porque ao olhar para a minha mãe e ver os problemas todos que tem, me imagino daqui a alguns anos....

 

<P.S: há uma coisa boa nisto tudo, as mulheres com este síndrome têm os partos facilitados devido à grande elasticidade, e uma coisa é certa tanto o meu parto como os 4 da minha mãe foram uma maravilha!!!